AMPr Notícias

10/12/2018

Sucesso do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, em Foz do Iguaçu, reafirma liderança da AMP na defesa do municipalismo

O sucesso do Encontro Paranaense de Gestores Municipais, promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) nos dias 6 e 7 de dezembro, em Foz do Iguaçu, reafirmou a liderança e o protagonismo da organização na defesa do movimento municipalista estadual.

Com as presenças de cerca de 700 pessoas (quase 200 prefeitos), o encontro teve o apoio do Governo do Estado e o patrocínio da Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, BRDE, Fomento Paraná e CNM (Confederação Nacional de Municípios). Lideranças e  prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais e vereadores de todas as regiões do Estado participaram do evento.

Cida e Ratinho na abertura

Da abertura do encontro, participaram a governadora Cida Borghetti; o governador eleito do Paraná, deputado estadual Carlos Roberto Massa Junior; os presidentes da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, e do Tribunal de Contas do Paraná, Durval Amaral; além do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. 

Da mesa de convidados especiais, participaram, ainda, o ex-governador Orlando Pessuti, diretor-presidente do BRDE; o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Wilson Ribeiro de Andrade; o diretor da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Joarez Lima Henrichs; o presidente em exercício da Sanepar, Paulo Rogério Bragatto Batiston; e o chefe da Casa Civil, deputado Dilceu Sperafico.

Liderança da AMP

O Encontro Paranaense de Gestores Municipais foi aberto pelo presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, que agradeceu as presenças de todos,  apresentou um balanço das conquistas da sua gestão e destacou o empenho e a liderança da organização na defesa das prefeituras do Estado. “Nós estamos fazendo um grande esforço para que possamos oferecer as melhores condições para o desenvolvimento das prefeituras do nosso Estado”.

Schiavini destacou ainda a preocupação da AMP com a qualificação dos servidores municipais, que neste ano foi fortalecida com a realização de 10 cursos de capacitação na área de saúde e 11 na área de educação por meio do Programa de Educação Continuada - projeto realizado pela AMP e pelo PTI (parque Tecnológico de Itaipu), com o patrocínio da Itaipu Binacional.

“Estamos desenvolvendo um grande programa para dar suporte às administrações municipais. Não há mais espaço para amadorismos na gestão pública”, comentou o presidente da AMP, que fez um agradecimento especial à Itaipu e ao PTI pelo apoio, dirigido a Marcos Stamm (diretor-geral Brasileiro da Itaipu), Gilmar de Andrade (coordenador geral do Programa de Educação Continuada pela Itaipu) e Robson Bastos (gestor do projeto pela Fundação PTI).

Gilmar de Andrade também foi um dos palestrantes do encontro, no qual falou sobre o tema “Programa de Governança Municipal”. Finamente, Schiavini destacou o apoio do Governo do Estado à AMP. "Tivemos uma gestão estadual muito boa nos últimos anos, com diálogo municipalista", afirmou o presidente, que também entregou à governadora Cida Borghetti um diploma de Honra ao Mérito pelo seu apoio às prefeituras do Estado. 

Na quinta-feira (6), o diretor-presidente do BRDE, Orlando Pessuti, e o presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, também assinaram acordo de cooperação técnica criando um canal de comunicação permanente entre as duas organizações.

Integração Atlântico-Pacífico

A governadora Cida Borghetti elogiou o evento promovido pela AMP e afirmou que entregará o comando do Estado com as contas em dia e R$ 5 bilhões em caixa. “Todos os compromissos que assumi têm recursos garantidos, sem usar nenhum centavo do orçamento de 2019”, destacou.

O governador eleito do Paraná, Ratinho Júnior, também destacou a importância do encontro e propôs parceria ao diretor-geral brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, na retomada de um projeto de integração dos oceanos Atlântico e Pacífico. Ratinho apresentou esta proposta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. A ligação ferroviária e rodoviária entre os portos de Paranaguá (Paraná) e Antofagasta (norte do Chile) seria feita com recursos da Itaipu. 

Autoridades de peso

Outras autoridades importantes presentes no encontro foram o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros (que palestrou sobre o tema “O Pacto Global da ONU e o futuro dos Municípios”); e os secretários da Segurança Pública, Júlio Reis; e da Família e Desenvolvimento Social, Nádia Moura.

E ainda: o deputado federal Ricardo Barros; o diretor comercial da Sanepar, Mario Celso Cunha; os deputados estaduais Alexandre Curi, Alexandre Guimarães, Plauto Miró, Hussein Bakri e Nelson Luersen; o superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Lourenço Fregonese; e o diretor-presidente da Celepar, Tiago Waterkemper, entre outras autoridades.

Veja as fotos do evento AQUI. Crédito das fotos: Wilson Ruanis. Foto desta matéria: Rogério Machado/Agência Estadual de Notícias. 

Assessoria de Comunicação da AMP
AURÉLIO MUNHOZ 
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10. 
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404. 

 

Arquivos anexados:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.