Educação

02/05/2018

AMP qualificou 1,8 mil técnicos em 320 municípios em 18 cursos sobre PAR no Paraná

A Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), com o patrocínio da Itaipu Binacional e o apoio de todas as 18 associações regionais de municípios do Estado, encerrou nesta sexta-feira (dia 27), em Curitiba, um dos maiores projetos de qualificação e treinamento de servidores públicos da Educação já promovidos no Estado.

Durante seis meses, professores e consultores de alto nível treinaram 1,8 mil técnicos em 320 municípios de todas as regiões do Paraná sobre temas como o PAR (Plano de Ações Articuladas), financiamento da Educação, sistemas de ensino, novo Fundeb, prestação de contas do FNDE e plano de carreira e de remuneração  do magistério.

Em relação ao PAR, desde o início do projeto, foram empenhados R$ 49 milhões junto ao Ministério da Educação, em 140 municípios do Estado. Estas ações envolveram a compra de ônibus escolares, mobiliário escolar e novas construções. Mais de 97% dos municípios do Paraná atingiram a etapa de planejamento do PAR, com mais de seis mil iniciativas, o que tornou o Paraná em um dos Estados mais efetivos no cadastramento de propostas para a melhoria da educação pública.

Projeto pioneiro

O presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, agradeceu pelo apoio de Itaipu ao projeto e destacou a iniciativa. “Foi uma caravana pioneira no País, que levou aos municípios do Estado informações atualizadas sobre o financiamento da Educação, o plano de carreira do magistério e o Plano de Ações Articuladas. A AMP, Itaipu e as prefeituras do Estado estão de parabéns pela iniciativa”, avaliou.

Convidado especial do encerramento do curso, Gilmar Silva de Andrade - assessor do Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu Binacional, Marcos Vitorio Stamm - agradeceu pela   oportunidade de a empresa apoiar o projeto. “A Educação é uma das nossas prioridades, Chegam muitos pedidos de apoio a projetos, o que exige uma seleção criteriosa. Este projeto foi muito bem-vindo por sua importância. Ele teve um acompanhamento de perto da Diretoria de Itaipu e a AMP fez uma rigorosa prestação de contas das suas atividades. Vocês estão de parabéns por esta iniciativa”, disse Gilmar, que recebeu uma placa de Honra ao Mérito concedida a Stamm pelo apoio à iniciativa.

O prefeito de Contenda, Carlos Stabach, representou o presidente Frank Schiavini no encerramento. Ele elogiou o empenho da AMP na realização dos cursos e o apoio de Itaipu, “Nada disso seria possível se não tivesse havido o comprometimento de uma grande empresa como Itaipu. Com certeza, estes cursos terão muita valia no futuro. Quando chegamos ao final de uma parceria como esta, sentimos que valeu a pena. Por isso, agradeço, em nome da AMP, a todo o empenho dos que apoiaram este curso, dos que participaram e dos que nos deram a honra das suas presenças nas palestras”, comentou.

Palestrantes de renome nacional

Convidados pelo consultor em Educação da AMP e conselheiro estadual da Educação do Paraná, um dos palestrantes do curso, os demais consultores foram: o arquiteto e urbanista Tiago Lippold Radünz, um dos maiores especialistas em PAR do Brasil; José Dorival Peres (também conselheiro do Conselho Estadual de Educação) e Isabel Cristina Pereira Dantas de Almeida (ex-chefe de Divisão de Administração do FNDE e técnica no  Programa de Alimentação Escolar  - PNAE.

Jacir Machado destacou a importância do curso. “O curso foi muito importante para garantir um treinamento e uma qualificação de alto nível aos técnicos. Tenho a certeza de que, com isso, a AMP conseguiu cumprir seu papel de oferecer treinamento de alto nível aos servidores dos municípios”, avaliou. O presidente do Conselho Estadual da Educação, Oscar Alves, também participou do encerramento. Ele elogiou todos os envolvidos na realização do evento e colocou o órgão à disposição dos participantes. “O Conselho parabeniza a AMP e Itaipu pela iniciativa de promover estes cursos, que contribuíram para o aperfeiçoamento técnico dos servidores públicos do Estado”, disse.

A procuradora jurídica da AMP, Francine Frederico, também fez um agradecimento à Itaipu pelo evento e também aos consultores e participantes. Lembrou que o projeto começou a ser desenvolvido na gestão do ex-presidente da AMP Marcel Micheletto e foi imediatamente apoiado pelo atual presidente, Frank Schiavini, “Ainda existe muito trabalho a ser feito na questão da qualificação porque as prefeituras ainda enfrentam problemas neste campo. Mas acreditamos que, com a realização destes cursos, tenhamos contribuído para melhorar a Educação nos municípios do Paraná”.   

Elogios dos participantes

A secretária municipal de Educação de Francisco Beltrão, Rosa Fiorentin Vandresen, disse que o curso foi positivo porque trouxe renomados palestrantes a Curitiba, com grande conhecimento sobre os temas. “O curso está sendo de grande valia para nós, que estamos na linha de frente da Educação do município. Importante foi, por exemplo, o curso sobre o Fundeb. Foi um aprendizado muito grande. Viemos em três pessoas da cidade e eles gostaram muito”, comentou,   

A coordenadora pedagógica da Prefeitura de Santa Isabel do Oeste e técnica do Simecpar (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle - Paraná) Eliane Vendrúsculo, também destacou a importância do curso. “Está sendo muito bom. Conseguimos tirar muitas dúvidas. O Simecpar é um programa importante que implica muita responsabilidade. Quem trabalha com isso sabe o quanto é fundamental ter formação na área. O curso está nos ajudando muito a conseguir isso”, avaliou.

O técnico da Educação da Prefeitura de Palmital Carlos Gardacho elogiou a qualidade dos palestrantes e a importância dos temas. “Os temas são ótimos. Vão ao encontro do que precisamos. Os palestrantes também são bem preparados. AAMP está de parabéns pelo curso”, disse.

 

AURÉLIO MUNHOZ 
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10. 
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404. 

 

 

 

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.